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Como deve ser o quarto de uma criança autista

As crianças interagem constantemente com o ambiente, através de seus corpinhos e movimentos e para que essa interação seja feita de modo saudável o ambiente de uma criança autista precisa ser pensado de modo a facilitar a convivência com as suas dificuldades.

CARACTERISTICAS DO AUTISTA


Crianças com autismo geralmente apresentam atraso no desenvolvimento da fala, dificuldades na interação social, movimentos motores repetitivos, dificuldades sensoriais, dificuldade de se adaptar a mudanças ou novas situações, comportamentos e ações rígidas e inflexíveis entre outros aspectos relativos.

Uma criança autista enfrenta diversos desafios no dia a dia que acabam dificultando sua rotina. 

Pensar no quarto desta criança com intuito de minimizar estes desafios pode ajudá-las a terem um dia a dia mais leve.


COMO DEVE SER O QUARTO DO AUTISTA



- Elementos de madeira e poucas cores, para criar um ambiente mais aconchegante onde o estímulo seja mais suave e tranquilo;

- Poucos tipos de materiais e mobiliários simples com autonomia e segurança;

- Setorização agradável para que a criança possa circular e exercer suas atividades de forma independente;

- Elementos decorativos utilizados com propósito e de uso moderado;

- Móveis com funções bem pensadas de modo a facilitar o desenvolvimento das atividades da criança;

- Quando possível é importante também ter um item que proporcione movimento, pois ele ajuda a criança na consciência corporal, equilíbrio e planejamento motor;

- Organizar os itens com local certo para guardar ajuda a criança a manter o quarto organizado como também para criar na criança o cuidado com aquilo que é seu.


 

PROPOSTA DE PROJETO

 

Aqui apresentamos um projeto feito na Yaah Arquitetura Infantil para um menino autista de 4 anos de idade.

Para esse projeto utilizamos móveis prontos com design pensado na autonomia da criança.

Propomos uma cama em formato de casinha pois ela proporciona para a criança a sensação de um lugar seguro e acolhedor.

Sendo o local de refúgio da criança, nos momentos de sobrecarga sensorial, em que ela pode se organizar emocionalmente.

O tapete em formato de sol traz a natureza para o ambiente com aconchego, textura e cores.



A mesa de cabeceira serve de apoio para o livro que é utilizado na rotina do sono e o retrato da família que ajuda a criança a desenvolver o apego seguro ao ambiente.

Para auxiliar na organização propomos penduradores para mochila, bonés e cordão girassol.

E para guardar os brinquedos propomos uma estante na altura da criança oferecendo autonomia e segurança.

Onde alguns brinquedos ficam à vista da criança o que facilita na hora de pegar o brinquedo para brincar e outros separados por caixas na qual cada cor de caixa tem um tipo de brinquedo diferente assim a criança identifica que na caixa amarela ele vai ter carrinhos, na azul bonecos e na verde dinossauros.

O guarda roupa com prateleiras na lateral facilita a rotina, pois a criança pode separar o uniforme na noite anterior e colocar na prateleira, para no dia seguinte vesti-lo.

O espelho mais do que refletir a imagem é essencial para que a criança reconheça seu próprio rosto e expressões, seu corpo e os movimentos dele.




Criamos um cantinho com almofadão, porta livros e mural para fixar calendário e rotina, assim a criança consegue ter previsibilidade das suas atividades diárias.

Sugerimos uma prancha de madeira de equilibrio que pode ser utilizada conforme a imaginação permitir.

Na decoração utilizamos 3 formatos de porta retrato em tamanho crescente de acordo com o desenvolvimento da criança, para que ela tenha a percepção de que está crescendo na história de sua vida.

Os porta retratos foram posicionados mais altos assim a criança pode movimentar o pescoço e estimular estes músculos, pois crianças com autismo geralmente são hipotônicas e assim também praticam a habilidade de apontar, que é um recurso muito importante para ajudar uma criança com dificuldades de comunicação a desenvolver novas habilidades.

Outro item decorativo que utilizamos é a letra do nome, ela é importante pois estabelece uma conexão entre a criança com o ambiente, proporcionando sentimento de pertencimento.

A Régua de crescimento também ajuda a criança a entender que ela está crescendo e a régua sugerida ainda apresenta detalhes em relevo que ajudam na estimulação do tato.



Para auxiliar na iluminação propomos uma arandela próximo a cama com luz indireta que pode ser acionada pela criança ao puxar o cordão.

Esta iluminação transmite segurança, aconchego e serve como sinalizador do horário de iniciar a rotina do sono.

O  quarto de uma criança autista projetado com os estímulos corretos ajuda a amenizar as dificuldades e facilitar a rotina evitando stress e crises comuns nestas crianças e  ainda pode atuar como processo terapêutico.

 



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